Blog
Blog Tecnogera
gerador title
imagem de um pátio durante o dia com tubulação metálica distribuidora de biogás

O que é Biogás?

Entenda sua participação e importância na geração de energia alternativa

Você sabe o que é Biogás? Ele é visto como uma alternativa mais sustentável para a geração de energia elétrica, principalmente nos casos em que se utiliza geradores a gás.

Sabemos que a segurança no fornecimento e no suprimento de energia trazida por estes equipamentos é importante para manter qualquer operação e empreendimento dentro dos padrões esperados. 

Outro ponto importante na hora de realizar a locação de gerador de energia a gás é o fato de ser uma melhor opção quando comparado aos geradores convencionais, que funcionam a diesel. 

Quer saber mais sobre o que é o biogás e a sua importância na hora de optar por um gerador a gás? Continue acompanhando a nossa publicação! 

AFINAL, O QUE É O BIOGÁS?

O biogás é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica por meio de bactérias. Os resíduos utilizados neste processo, que é anaeróbico – ou seja, ocorre sem a presença de oxigênio, podem ser de origem animal ou vegetal.

Este tipo de produção já é discutido desde o século XVII. E, no século XIX, Louis Pasteur apresentou uma solução completa para geração de biogás a partir de estrume e água e então, a ideia começou a ser aplicada numa escala cada vez maior.

Estações de tratamento de efluentes na Inglaterra passaram a coletar o biogás neste período, fazendo com que ele fosse cada vez mais produzido e o processo anaeróbico ganhasse espaço em estações de tratamento de resíduos. 

Processo anaeróbico de geração do biogás

Com o desenvolvimento da tecnologia, o processo anaeróbico também evoluiu e hoje consiste na utilização de reatores anaeróbicos.

Estes maquinários são verdadeiras usinas de biogás, pois propiciam as condições ideais para as bactérias se reproduzirem para trabalhar na geração de combustível por meio de resíduos. 

O biogás é normalmente composto por:

  • Metano, geralmente na sua maior parte em torno de 60%;
  • Dióxido de carbono, também com uma parte relevante em torno de 35%;
  • E nos 5% restantes, uma mistura de hidrogênio, amônia, nitrogênio, ácido sulfídrico e até monóxido de carbono. 

O biogás também pode ser extraído diretamente de aterros sanitários pelo processo de decomposição natural dos resíduos depositados nestes locais.

A produção pode variar de acordo com alguns fatores, como a formação dos compostos, a idade e a umidade presente no solo e nos resíduos. Esta forma de geração pode ocorrer por até 30 anos!

O aproveitamento do biogás é uma etapa importante e, inclusive, tem impacto na redução dos gases causadores do efeito estufa.

Por ter uma grande concentração de metano, consumir o biogás que é produzido nos aterros sanitários é uma forma de minimizar estes efeitos. 

E mais, o Brasil ainda está aumentando o fomento e a importância da produção do biogás. A partir do Projeto de Lei 2193/20, estuda-se instituir a Política Federal do Biogás e Biometano para incentivar produção, pesquisas e consumo deste gás no país.

A importância do biogás para um gerador a gás

Que o biogás tem grande potencial para ser utilizado como combustível já deve estar claro.

Mas uma das melhores maneiras de aproveitamento desta fonte renovável de combustível pode ser a partir de um gerador para obtenção de energia elétrica. 

As outras possibilidades de uso do biogás vão desde a geração de energia mecânica até a geração de energia térmica em um projeto de aquecimento.

É interessante entender suas diferentes aplicações, principalmente quando se estuda recorrer a uma locação de gerador de energia. 

Benefícios e vantagens de utilizar um gerador a gás

Utilizar um gerador a gás vai além de somente ser uma alternativa viável ao gerador comum, a diesel.

Outro ótimo benefício desta opção é quando se pensa nos perigos de armazenamento do combustível. 

Por exemplo, o reservatório de diesel fica disposto em um local próximo ao gerador, pois este necessita ser abastecido periodicamente. 

Já o suprimento de um gerador a gás é feito pelas concessionárias locais, o que leva mais segurança e praticidade para as empresas que fazem essa escolha por diminuir custos e preocupações com o armazenamento correto do combustível. 

Outras vantagens importantes do gerador a gás são o seu impacto ecológico e a imagem de sustentabilidade que a empresa passa com a sua utilização.

Por ser um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, aproveitar o metano como fonte de energia demonstra não somente uma preocupação socioambiental, mas como é possível utilizar um combustível gerado a partir da decomposição de resíduos que seriam descartados. 

Ou seja, a empresa que utiliza um gerador a gás passa a incentivar o tratamento e a destinação correta de resíduos – o que é de total interesse da sociedade, agregando valor ao seu negócio.

É um ótimo estímulo para a separação do lixo, tratamento dos resíduos orgânicos e inorgânicos de uma cidade, por exemplo. 

Ainda tem outro ponto fundamental que é a redução de custo, que faz com que muitas empresas apostem na geração de biogás e posterior utilização de um gerador a gás para o fornecimento da sua energia elétrica.

Um estudo direcionado a esse propósito pode indicar o período correto do retorno do investimento e é um passo importante para a saúde do negócio. 

Nós temos o diferencial que a sua empresa precisa!

A Tecnogera é a parceira ideal para a sua empresa e possui os melhores equipamentos, com uma linha completa para a locação de gerador de energia e gerador a gás. Os técnicos da Tecnogera podem indicar a solução adequada para o gerenciamento energético do seu negócio com uma das mais novas frotas de grupos geradores do país.

SAIBA MAIS! 

Agora, que você sabe o que é biogás, veja que ele é uma opção, além do gás natural, que demonstra ainda mais possibilidades interessantes para este tipo de equipamento. Entre em contato com o time de atendimento Tecnogera e veja os detalhes sobre como utilizar um gerador no seu negócio!