Blog
Blog Tecnogera
gerador title
como refrigerar grandes ambientes

Como refrigerar grandes ambientes de maneira econômica e eficaz?

O Chiller é a melhor opção, especialmente com a chegada do verão e o aumento das temperaturas. Saiba como refrigerar grandes ambientes.

O verão chegou no Brasil e com ele vieram as altas temperaturas, altos índices de umidade e a necessidade por uma climatização no ambiente para o conforto térmico adequado, manter uma maneira econômica e eficaz de refrigerar um ambiente empresarial é importante e o chiller é uma ótima opção para esta finalidade. 

A refrigeração de grandes ambientes

O Brasil é um país tropical, mesmo com a sua grande extensão territorial. Com isso em mente, entende-se que as temperaturas médias no país são geralmente altas e em algumas estações do ano são especialmente maiores. Esse é o caso do verão que chega no país, estação sempre marcada pelas temperaturas e umidade alta. 

As chuvas também estão presentes no verão, tornando grandes ambientes ainda mais quentes e úmidos e impactando diretamente a sensação de conforto térmico dos seus ocupantes. Já imaginou uma grande loja ou um centro de compras em um grande espaço fechado que não conta com um sistema de refrigeração ou circulação de ar? 

Este é um dos grandes desafios ao se pensar na refrigeração eficiente de grandes ambientes. Alguns locais do país chegam a ter temperaturas que passam dos 30ºC durante todo o dia. Ter um conforto térmico passa a ser uma questão de saúde, garantindo o bem-estar de quem está ali. 

Refrigerar de maneira econômica e eficaz

A refrigeração de grandes ambientes é um dos pontos importantes na hora de garantir a qualidade e o conforto no espaço, principalmente em estações com altas temperaturas como o verão. Para alguns locais, um ar condicionado é a solução ideal para climatizar o ambiente e garantir que os que ocupam aquele lugar sintam-se bem. 

Em grandes ambientes esse é um desafio maior, devido principalmente à limitação do ar condicionado quando se começa a relacionar o consumo com a eficiência de operação. Existem outros equipamentos como o chiller para garantir que climatização seja realizada de forma satisfatória, entregando ao mesmo tempo a eficiência e a economia. 

Chiller é ideal para refrigeração de grandes ambientes

Utilizar o chiller é uma solução altamente eficaz para refrigeração de grandes ambientes, mantendo a umidade e a temperatura em níveis agradáveis para os ocupantes. Existem ainda outros equipamentos que podem se integrar ao sistema como os rooftops e os fancoils, sendo o chiller o principal elemento para garantir a qualidade da operação.

O princípio de funcionamento do chiller é a partir do resfriamento da própria água. O equipamento resfria o volume do líquido que chega quente e devolve com uma temperatura mais baixa para o sistema de climatização. A utilização dos chillers ainda permite que o sistema favoreça a circulação, filtragem e a própria renovação do ar daquele ambiente. 

Chiller permite mais eficiência ao sistema de refrigeração

Utilizar um chiller permite que todo o sistema de refrigeração seja ainda mais eficiente ao atuar na redução dos famosos picos de energia dos aparelhos de ar condicionado comuns. Assim, este tipo de equipamento opera de forma mais otimizada ao trabalhar com a água para controlar a temperatura do ambiente. 

Outro ponto importante do chiller é a sua capacidade de oferecer um menor gasto energético quando comparado com os equipamentos comuns para a refrigeração de grandes ambientes. Um ótimo exemplo é um grande centro comercial que pode ter 60% dos seus gastos com energia elétrica atribuídos ao ar condicionado. 

O chiller industrial

Quando se pensa em grandes ambientes, pode-se ter em mente somente grandes centros comerciais, lojas e até shoppings. É importante lembrar que o setor de produção também demanda de uma boa refrigeração e o chiller industrial é a melhor opção neste sentido. 

Áreas que geram muito calor na linha de produção dependem desse tipo de sistema de refrigeração uma vez que o calor excessivo pode ser danoso para o funcionamento de máquinas e equipamentos. Assim, o chiller industrial auxilia no resfriamento dos processos, permitindo assim a plena operação e garantindo a saúde dos trabalhadores que ocupam aquele ambiente, favorecendo a produtividade e evitando perda ou falha. 

Outro ponto importante neste tipo de linha de produção é o rápido resfriamento do produto em si, permitindo que o processo de embalagem, despacho e logística seja acelerado. O controle da temperatura ambiente oferece o melhor gerenciamento da permanência do produto em áreas como o estoque, reduzindo assim os custos operacionais com este setor. 

Vantagens da locação do chiller

Como este equipamento é utilizado para grandes ambientes, geralmente os custos envolvidos na sua aquisição, instalação e manutenção são altos e podem inviabilizar a sua aplicação. Assim, a melhor saída é contar com um parceiro de qualidade como a Tecnogera para a locação do chiller de acordo com as necessidades do negócio. 

Como uma fornecedora de soluções sob medida para os clientes nos mais variados segmentos, a Tecnogera investe na oferta dos melhores chillers para os seus consumidores. Hoje conta com uma das maiores e mais modernas frotas disponíveis no mercado nacional, atuando tanto no Brasil quanto na América Latina.

A empresa preocupa-se com a logística, a instalação e a manutenção dos equipamentos para que os seus clientes tenham a melhor experiência possível com a utilização do chiller. 

Saiba mais! 

Grandes ambientes precisam de uma melhor climatização, principalmente em estações do ano mais quentes como o verão. Assim, é importante ter uma maneira econômica e eficaz de garantir a refrigeração adequada para o trabalho, a circulação das pessoas e para a melhor operação de máquinas e equipamentos. 

A Tecnogera é a parceira ideal para o seu negócio ter a melhor solução de refrigeração. Entre em contato conosco e saiba mais!