Entenda o conceito de cogeração de energia
Você já ouviu falar em cogeração de energia? Entenda como funciona e saiba as vantagens e desvantagens.
Eficiência energética é a palavra-chave para entendermos o conceito de cogeração de energia. Basicamente, cogeração é um processo que transforma e reutiliza a energia gerada por uma matriz. Durante a produção de álcool, por exemplo, é gerado vapor que pode ser utilizado para cozimento, secagem, aquecimento, destilação e outros fins. Desse modo, não há desperdício de uma matriz energética: é um processo ecologicamente inteligente e que evita a extração de carvão natural, diesel ou gás natural, sendo muito utilizada na cadeia sucroalcooleira, em que o processamento da cana-de-açúcar para obtenção de uma matriz energética — o álcool — gera vapor que é reutilizado para movimentação de máquinas, turbinas e a própria energia elétrica essencial durante este mesmo processo. É justamente esse ciclo que chamamos de cogeração de energia, ou seja, durante o desenvolvimento de um tipo de energia (álcool) é possível obter outra (energia térmica). Neste caso, a energia térmica é proveniente da energia elétrica. Entre os setores que mais utilizam esse conceito, vale destacar indústrias químicas, farmacêuticas, petroquímicas, de bebidas e alimentos, papel, celulose e têxtil. Em todas estas, o objetivo é o reaproveitamento do vapor para aquecimento. A cogeração de energia também é utilizada em fornos de alta temperatura na indústria do vidro, do cimento e em siderúrgicas. Já no setor comercial, é aplicada para o aquecimento de água e no ar-condicionado central em shoppings, supermercados, hotéis, clubes esportivos, entre outros.
Vantagens da cogeração: – Custo de energia térmica e elétrica é menor; – A energia térmica proveniente da cogeração é de alta qualidade e confiabilidade; – Economia na transmissão e distribuição de energia; – Redução na emissão de gases poluentes na atmosfera, sendo um dos processos energéticos mais sustentáveis do mundo. Em países como Holanda e Finlândia, a cogeração de energia responde a cerca de 40% de toda a potência energética utilizada.
Desvantagem: – Limitação física, uma vez que o reaproveitamento do vapor só pode ser aplicado perto do equipamento que gerou tal energia térmica.