Saiba o que é e qual a finalidade do sistema de arrefecimento
Entenda os detalhes do funcionamento de um sistema de arrefecimento e como ele influencia no processo de climatização de ambientes.
Responsável por regular e controlar temperaturas consideradas ideais, o sistema de arrefecimento garante o melhor desempenho e durabilidade de máquinas, motores e materiais.
Na climatização de ambientes, garante o conforto de pessoas e animais.
O que é sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento tem a finalidade controlar a temperatura mínima e máxima do motor a combustão.
É responsável por deixar o motor sempre na temperatura ideal de trabalho, fazendo com que não se tenha uma grande dilatação nas peças de contato, e consequentemente, evitando desgaste precoce de componentes essenciais e diminuindo o consumo de combustível e emissão gases poluentes.
Tipos de sistema de arrefecimento
Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera e o sistema de arrefecimento a água que pode ser dividido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.
O sistema termossifão é constituído por:
- líquido de arrefecimento;
- ventoinha;
- radiador;
- bomba d’agua;
- válvula termostática;
De acordo com a temperatura ideal de funcionamento do motor, o sistema controla o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador através da válvula termostática.
Dessa maneira o líquido de arrefecimento circula entre o radiador e bloco do motor realizando a troca de calor.
O sistema de circulação forçada usa bomba centrífuga que promove a circulação forçada do meio arrefecedor.
Possui válvula termostática entre o cabeçote do motor e o radiador para o controle da temperatura e a quantidade de água desse sistema pode ser reduzida consideravelmente, pois a água está sob pressão e circula com maior velocidade que no termossifão.
Sistema de arrefecimento do grupo gerador, como funciona?
O tipo de sistema do gerador de energia é termossifão.
Aliás, montamos um material com tudo o que você precisa saber sobre aluguel de geradores de energia.
Com auxílio da bomba d’agua, o líquido arrefecimento circula no bloco no motor em funcionamento, através das canaletas e dutos.
O líquido percorre no bloco realizando a troca de calor. Após a temperatura do líquido aumentar, a válvula termostática começa a recuar através da sua dilatação e, consequentemente, liberado o fluxo de líquido para o radiador, que, em alta temperatura passa a ser resfriada por meio de troca de calor.
Quais são os componentes do sistema de arrefecimento?
Agora que já entendemos o funcionamento principal de um sistema de arrefecimento, listamos os seus componentes:
- Radiador – realiza o resfriamento do líquido arrefecimento através do ar impulsionado pela hélice ligada ao eixo do motor.
O líquido circula entre as aletas realizando a troca de calor entre as comédias que nele constituem.
- Líquido Arrefecimento – essencial para evitar a corrosão dos componentes metálicos do motor. É formado por uma combinação entre água destilada, anticongelantes e aditivos antioxidantes.
- Hélice – Responsável em impulsionar e circular o ar entre o radiador, dessa forma a ar atmosférico realiza a trova de calor entre as aletas.
- Bomba d’agua – tem a função de circular o líquido arrefecimento dentro de todo o sistema. Seu acionamento é por conjunto de correias ou polias.
- Válvula termostática – é responsável em manter o motor em temperatura ideal de funcionamento, quando o motor está frio a válvula se mantem fechada, portanto, o líquido circula apenas no bloco do motor.
Após o aumento da temperatura a válvula começa a dilatar e abrir possibilitando o fluxo de água entre o radiador e resfriando o líquido arrefecimento.
- Sensor de temperatura – é um componente de proteção e leitura, envia dados de leitura par o controlador, dessa forma é possível monitorar a temperatura de funcionamento do sistema de arrefecimento.
Caso a temperatura ultrapasse o limite o sensor envia um sinal para interromper imediatamente o funcionamento do motor.