Blog
Blog Tecnogera
gerador title
o que é um transformador de corrente elétrica

O que é um transformador elétrico e onde ele é utilizado?

Entenda a importância de um transformador nos sistemas elétricos.

Os transformadores são equipamentos importantes em um sistema elétrico de determinados locais para abaixar ou aumentar a tensão fornecida pela concessionária local de eletricidade. Esse fator de mudança e adaptação aos padrões de uso pela população é essencial para manter a qualidade no funcionamento dos dispositivos conectados à rede. 

Outro ponto relevante para o entendimento de um transformador de corrente elétrica e a sua utilização é o seu princípio de funcionamento, essencial para a sua invenção e aplicação. O transformador permite que aparelhos que funcionam em diferentes níveis de tensão consigam operar normalmente. 

Quer saber mais sobre o transformador de corrente elétrica e as suas aplicações? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

O que é um transformador de corrente elétrica?

Um transformador de corrente elétrica é um equipamento importante para o controle da tensão fornecida pela concessionária na utilização dos equipamentos em determinados ambientes. Consistem basicamente em dois enrolamentos de fios, conhecidos como primário e secundário e que estão envolvidos em um núcleo metálico. 

Este equipamento utiliza a Lei de Faraday-Lenz como base para o seu funcionamento, baseando-se nos princípios do eletromagnetismo. Foi inventado no ano de 1831 pelo próprio Michael Faraday, ao aplicar os conceitos do eletromagnetismo, criando uma corrente elétrica a partir de um campo magnético variável.

Quando é aplicada alguma tensão alternada no enrolamento de fios primário, é induzida a formação de uma corrente alternada e, então, gera-se um campo magnético no núcleo de ferro. Este irá induzir flutuações que impactarão no surgimento de um fluxo eletromagnético no enrolamento secundário, criando assim uma corrente alternada e uma tensão de saída compatível com o seu dimensionamento. 

Também chamada de bobina primária, esta parte do transformador recebe a tensão da rede elétrica. A secundária é que irá disponibilizar a tensão regulada para utilização no equipamento. Outro ponto importante é que as proporções entre as correntes primária e secundária estão diretamente ligadas ao número de voltas em cada uma das bobinas. 

Algumas características do transformador

Existem algumas variações específicas do próprio dispositivo, sendo essencial um entendimento da sua utilização e um dimensionamento correto do cenário. O transformador de corrente é um desses tipos e tem aplicações específicas no controle da sua intensidade.

Outro tipo interessante de transformador é de força, que atua com altos níveis de potencial e de corrente elétrica e é geralmente utilizado na geração de eletricidade. Assim, esse equipamento permite que locais de muita potência elétrica operem com segurança e de forma satisfatória, como os fornos industriais e até fornos de indução.

Onde o transformador é utilizado?

A principal utilização de um transformador é para regular os níveis disponíveis de energia elétrica de acordo com o ideal para utilização e operação das máquinas, equipamentos e dispositivos conectados ao sistema do local. Um ótimo exemplo é uma casa onde todas as tomadas possuam a tensão de saída com o valor de 220 volts. 

Uma pessoa que não mora naquele local e está passeando pode inadvertidamente inserir na tomada de 220 Volts um equipamento que foi fabricado para operação na tensão de 110 Volts. Isso irá danificar o equipamento, causando a queima dos seus circuitos internos e fazendo com que não opere corretamente, podendo levar até a acidentes mais sérios como um incêndio. 

Com isso, um transformador deve ser utilizado para a conversão da tensão de saída nas tomadas da casa de 220 volts para 110 volts, a partir dos conceitos de eletricidade e magnetismo que já foram abordados. A utilização do equipamento pode ser realizada de forma segura e tranquila, com os níveis corretos de alimentação para uma boa operação. 

Mais cenários de aplicação para o transformador de corrente elétrica

Existem ainda outros cenários de aplicação de um transformador de corrente elétrica que vão além de um uso estritamente residencial, como a transmissão de energia elétrica em grandes distâncias. Este tipo de operação ocorre em altas tensões e com baixa corrente elétrica para manter os níveis corretos de eficiência devido ao efeito Joule, que indica que a energia que é dissipada nos fios em forma de calor é proporcional a sua corrente elétrica. 

Portanto, um transformador é utilizado antes da eletricidade sair do poste e estar disponível para o abastecimento pela concessionária local. Altos potenciais elétricos podem ocasionar descargas elétricas. Uma rede de transmissão que opera com valores de 440 volts de tensão nos postes não pode fornecer energia para seus clientes sem utilizar um transformador e reduzir esse valor para 220 volts ou 110 volts. 

O transformador ainda é considerado como fundamental em sistemas de fornecimento energético, uma vez que garante um bom equilíbrio à potência do circuito. O equipamento pode ser considerado uma solução ideal para utilização doméstica ou em grandes projetos, eliminando a necessidade de alterar a estrutura do local para modificar a tensão que é fornecida. 

Transformadores disponibilizados pela Tecnogera

A Tecnogera destaca-se no mercado nacional e na América Latina, provendo soluções para locação e utilização de equipamentos de acordo com a necessidade energética do projeto. Disponibiliza transformadores com diversos níveis de potência e de especificações, uma característica importante para atender as demandas dos seus clientes. 

  • As potências podem variar de 75 kVA até 50.000 kVA, indo desde aplicações residenciais a até de grande porte;
  • O grau de proteção contra as intempéries varia entre os diferentes níveis IP-00, IP-2X, IP-3X, IP-4X, IP-5X ou IP-6X;
  • São indicados para cabines ou subestações abrigadas, ambientes normais ou agressivos, internos ou externos.

Saiba mais!

A Tecnogera possui uma filosofia de agregar “mais energia, com menos combustível” ao fornecer a frota de equipamentos mais moderna do país para os seus clientes. Assim, consegue garantir a máxima satisfação ao atender projetos de diversas complexidades e com o mesmo padrão de qualidade em qualquer local do país ou da América Latina, oferecendo ainda um atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana para os seus clientes. 

Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais sobre como a Tecnogera pode auxiliar na demanda energética do seu negócio!