Blog
Blog Tecnogera
setembro 19, 2014
Instalações elétricas geralmente necessitam de um aumento ou diminuição da tensão fornecida pelas companhias de energia. Nesses casos, é necessário utilizar um dispositivo próprio para a transformação de tensão, conhecido por transformador.
Se você tiver um aparelho eletrônico com tensão de 110V, por exemplo, e todas as tomadas da sua casa forem de 220V, você precisará de transformador para fazer a conversão da corrente elétrica de acordo com a exigida pelo aparelho. Caso contrário, o equipamento pode ficar danificado. Baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz, o transformador de energia elétrica é um dispositivo de funcionamento simples, constituído por uma peça de ferro – o núcleo – e duas bobinas: a primária, que recebe a tensão da rede elétrica, e a secundária, que transmite a tensão transformada para os aparelhos. O sistema funciona da seguinte forma: quando se aplica uma tensão alternada no enrolamento primário, uma corrente alternada é gerada criando um campo magnético no núcleo de ferro. Esse sofrerá flutuações que resultarão em um fluxo magnético induzido na bobina secundária.
O transformador de corrente elétrica é importante não apenas para a segurança, mas para o correto funcionamento dos aparelhos. Também é fundamental nos sistemas de fornecimento energético, uma vez que garante equilíbrio à potência do circuito. É, ainda, a solução ideal para uso doméstico ou em grandes projetos, eliminando a necessidade de alterar a estrutura e modificar a tensão dos aparelhos.
A Tecnogera disponibiliza transformadores com potências de 75kVA a 50.000kVA e grau de proteção IP-00, IP-2X, IP-3X, IP-4X, IP-5X ou IP-6X, indicados para cabines ou subestações abrigadas, ambientes normais ou agressivos, internos ou externos.
Veja as matérias mais lidas do Blog